segunda-feira, 8 de abril de 2013

Cleyde Prado Maia Ribeiro


...pela luta contra a impunidade à violência urbana


Psicóloga, e mãe de "Gabriela do Prado Maia Ribeiro", vítima de bala perdida em 2003, criou o junto de seu marido Carlos Santiago Ribeiro, movimento "Gabriela Sou da Paz".

Nascida em 27/08/1957, Cleyde Prado Maia Ribeiro, mulher guerreira que literalmente trocou seu luto pela luta conforme nossa heroína proclamava a quem houvesse de ouvi-lá.
Com seu exemplo de cidadania e força se consolidou como ícone na luta contra impunidade em nosso país, mobilizando cada vez mais pessoas a participar do Movimento que idealizou após a morte de sua filha.
Ela participava diretamente da comissão formada pelo movimento Rio de Paz para diálogo permanente com a Secretaria de Segurança do estado.Juntos com muita força e luta fizeram uma campanha de mobilização nacional, recolhendo assinaturas para uma emenda popular que altere o código penal eliminando as brechas da lei que permitem com que réus confessos estejam livres e possam praticar outros delitos.

A campanha de recolhimento de assinaturas para encaminhar ao congresso nacional um projeto de emenda popular começou em 2003, sendo entregues 1.300.000 assinaturas em 08/03/2006.
A imagem da Gabriela fazendo o símbolo da paz que deu origem ao símbolo da campanha surgiu espontaneamente em 2001. Gabriela adorava tirar fotos e tirou uma foto fazendo o símbolo da paz, a família forneceu várias imagens de Gabriela aos veículos de comunicação, mas essa imagem em especial ganhou grande destaque na mídia por razões óbvias e perpetuou seu caso.
Apesar da morte de Cleyde, Movimento obteve grandes conquistas ao longo de seus anos de existência:
Em 2005 - Gabriela Prado Maia Ribeiro virou nome de avenida.
Em 2006 - O cantor Leandro Sapucahy homenageou Gabriela em sua música Bala Perdida.
Em 2006 - Um milhão e trezentas mil assinaturas foram entregues em Brasília exigindo mudanças no código penal brasileiro.
Em 2008 - Os acusados no caso Gabriela foram condenados pela justiça.
Em 2008 - O metrô Rio foi condenado a pagar indenização aos pais de Gabriela.
Em 2010 - Homenagem pelos 2 anos de falecimento de Cleyde Prado Maia Ribeiro.
Em 2010 - Indenização de vítimas de bala perdida.
Todas essas conquistas não teriam ocorrido sem luta, sem propagação dos casos de violência e divulgação de absurdos em nossas leis.

Ainda continuamos lutando pela votação de nosso projeto de lei entregue em 2006 e pela condenação dos acusados pela morte de Gabriela.

O Movimento Gabriela Sou da Paz é formado por voluntários, vítimas de violência, familiares de vítimas de violência, pessoas que de uma forma geral se sensibilizam com nosso projeto e dedicam seu tempo a formar essa vasta rede de solidariedade e luta. Não possui fins lucrativos, muito pelo contrário, profissionais dispõem de seu tempo sem serem remunerados, muitas vezes tendo que gastar dinheiro de seu bolso para confecção de agendas, jornais, panfletos, adesivos, cartazes e materiais gráficos em geral.
A pouca verba obtida através de doações voluntárias ou venda de camisetas serve para custear parcialmente campanhas sociais, materiais gráficos, serviços bancários e serviços relacionados ao site.
Cleyde morreu no ano de 2088 vítima de A.V.C., mas antes Cleyde organizava uma terceira "motociata" contra a impunidade no próximo dia 21. O presidente da Federação de Motoclubes do Estado do Rio, Renato Pereira, acredita que a manifestação deve ser mantida.

Em 29/08/2008 a mãe de Gabriela foi merecidamente homenageada
 na Assembléia Legislativa com a mais alta honraria do estado do Rio de Janeiro: a medalha de Tiradentes. Em 05/09/2008 vítima de um AVC, Cleyde não resistiu e acabou falecendo e doou todos os seus órgãos, cumprindo o seu último desejo.

Em 06/12/2008 foi novamente homenageada com uma estátua de uma pomba dourada esculpida em bronze pelo artista plástico Edgar Duvivier, no largo da segunda-feira na Tijuca, onde residia.

Metrô do Rj condenado a pagar indenização - http://www.gabrielasoudapaz.org/sobre-o-movimento/metro-rio-e-condenado-a-pagar-indenizacao-aos-pais-de-gabriela.php
Eu indico e apoio! http://www.gabrielasoudapaz.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vinda ESCREVA e faça valer a sua opinião.