sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A Admirável Hebe



pela mulher forte, corajosa, honesta, batalhadora e destemida

In memoriam (1929 - 2012) 


Jamais poderia deixar de postar algo sobre esta feminina pré-cursora em nosso país. Tentei escolher o máximo que pude de informações, mas o meu foco aqui é dizer o que "eu" penso deste ser maravilhoso. As informações foram extraídas das fontes indicadas no final do post.


Ela maravilhosa Mulher com "M" maiúsculo participou de atividades sociais, tais como tomar parte no Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros, buscou junto de um grupo no porto de Santos buscar o equipamento para formar a primeira emissora brasileira, a TV Tupi, canal 4, inaugurada em 1950 e estreou em 1955 estreou o Primeiro programa feminino do Brasil "O Mundo é das Mulheres dirigido", com temas sobre separações, erotismo, fofoca e macumba e finalmente recebeu Troféu Mario Lago de 2010 no Programa de seu amigo e colega de profissão Fausto Silva.





O que MAIS esta Única, Maravilhosa e Grande mulher fez?
Nascida em Taubaté, estudou até quarta série e mesmo numa infância humilde nunca deixou de acreditar em seu sonho trabalhando como doméstica e participando de programa de ráido imitando Carme Miranda, onde era chamada da "Estrelinha do Samba" ou "Estrela de São Paulo" (TV Tupi, canal 4).
Em 1960 é contratada pela TV Continental para apresentar Hebe Comanda o Espetáculo, cuja edição especial em 1961 é lançada em disco
Em 10 de abril de 1966, vai ao ar pela primeira vez o seu programa dominical Programa Hebe, na TV Record, o qual consagrou como entrevistadora e a tornou líder absoluta de audiência da época.

Apresentou o Programa no SBT de 1986 àté 2010 e no dia 22 de abril de 2006, comemorou seu milésimo programa na TV brasileira
Trabalhou na Rede Bandeirantes iniciando o programa Hebe na emissora que era exibido nas noites de domingo e após modificado para as segundas.

Em 1986 estreou no SBT, passando a ser nas terças-feiras, depois aos domingos e finalmente à noite todas as segundas-feiras, programa o qual consagrou o "famoso sofá da Hebe", considerado quase uma instituição da televisão brasileira.


Hebe Camargo já foi alvo de muitas críticas feitas pela inteligência guardiã da cultura nacional nos tempos do regime militar. Afinal, em meio à polarização que existia no país entre partidários das chamadas “direita” e “esquerda”, só se falava naquela loira estabanada e considerada inculta, diante da qual se sentaram grandes personalidades nacionais e internacionais para debater temas controversos: além das entrevistas, Hebe promovia debates sobre erotismo, fofoca, macumba, entre outros tantos assuntos considerados sem pé nem cabeça. Em 1985 em meio a uma transmissão ao vivo de seu programa ela jogou seu microfone no chão e reclamou da emissora dizendo que teria de haver melhor tratamento por parte da emissora, novos cenários, músicos na orquestra e mais produtores o que a emissora prometeu atender seus pedidos.

Ligou no Programa do DATENA da rede Bandeirantes indignada com a soltura de um assassino e estuprador que era menor de idade e não satisfeita quando a linha do telefone caiu, foi lá pessoalmente e pediu pra falar ao vivo. Falou tudo que queríamos dizer às autoridades quando ao descaso de crimes hediondos.
Ela estreou na RedeTV! em 16 de março de 2011 ocupando o terceiro lugar na audiência na Grande São Paulo. O programa possuía o mesmo formato do seu programa na antiga emissora sendo exibido às terças-feiras.


       
Foi casada duas vezes. Seu primeiro matrimônio foi com o empresário Décio Capuano. Ele foi o segundo namorado de Hebe e estavam morando juntos havia 15 anos. Hebe se casou no civil e na igreja em 14 de julho de 1964, de vestido rosa, pois, por tradição da época, a noiva que não fosse mais virgem não poderia usar branco e com 35 anos, ela achava feio se casar como uma jovenzinha. Não aguentando a oposição do marido a sua carreira e a crises conjugais, Hebe saiu de casa levando o filho do casalMorando sozinha com o filho Marcello, conheceu o empresário Lélio Ravagnani o qual permaneceu ao seu lado casada até o ano de 2000 quando ele faleceu.



Uma mulher que teve a coragem de: Declarar que em sua primeira relação sexual, engravidou do seu primeiro namorado o qual abortou depois de cientizar-se de que era traída, brigada muito e também foi ser abandonada grávida. Fez o aborto sem nenhum tipo de anestesia, a fazendo gritar de dor, por causa do corte na hora de tirar o feto. Isso a fez sofrer muito: "Hebe diz que não se arrependeu desse ato, que fez isso na hora certa. Não poderia ter um filho naquela época." 
Uma mulher que teve a coragem para fazer sessões de quimioterapia e recuperou-se ajudando em campanhas contra o Câncer e falando da sua fortaleza pra enfrentar a doença. "Deus nunca me abandonou, nunca vi a vida com tanta alegria", ela disse para agradecer seus fãs pelo seu apoio." 

INFELIZMENTE a nossa Hebe morreu em 29 de setembro de 2012, em São Paulo aos 83 anos após sofrer uma parada cardíaca de madrugada, enquanto dormia. O corpo foi velado no Palácio dos Bandeirantes sede do governo do estado de São Paulo e sepultado no cemitério Gethsemani. Não é para qualquer um(a).


Esta foi a nossa Hebe, que mulher! O jeito é respirar e orgulhar desta "M"ulher ter sido uma Brasileir"A"

Hebe

."Não me despeço e sim digo: Quem bom que esteve por aqui..."


Filmografia

Prêmios e Honras
  • 1990 — "O rosto de São Paulo" 
  • 1994 — "Cidadã Paulistana" da Câmara Municipal 
  • 2002 — "Tributo de Portugal" 
  • 2007 — "Prêmio especial", do Prêmio Contigo! 
  • 2009 — "Título de Professor Honoris Causa" por Universidade FIAM-FAAM 
  • 2010 — " Prêmio LIDE 2010" do Comitê Executivo do Grupo de Líderes Empresariais; 
  • 2010 — "Troféu Mario Lago de 2010" no Domingão do Faustão 
  • 2010 — Prêmio da Junta Diretiva de 2010 da Academia Latina da Gravação 
  • 2010 — Prêmio Faz Diferença -Categoria Revista da TV 2011 
  • "Melhor entrevista" da Associação Paulista dos Críticos de Arte 
  • "Melhor apresentadora de programa de auditório" da Academia Brasileira de Letras



Referência Bibliográfica

2 comentários:

Anônimo disse...

Os Homens mais inteligentes são aqueles que se deram conta de que mais vale uma Mulher inclível ao seu lado que uma coleção de biscates ""

Unknown disse...

Concordo com a valorizaçãoporémnão concordo com a DESVALORIZAÇÃO de mulheres que optaram pelo sexo livre, ela têm o mesmo direito

Postar um comentário

Olá, seja bem vinda ESCREVA e faça valer a sua opinião.